16 de fev. de 2022

O ENFORCADO

 Os suicidas, mesmo os que planejam a morte, não querem se matar, mas matar a sua dor.” 

[Augusto Cury]

Quando conheci Felipe foi algo muito rápido e intuitivo. Na época eu havia aberto o grupo White Boys visando incluir mais garotos da região. Logo de cara percebi que Felipe reunia características bem diferentes dos demais. Reservado, centrado e super discreto, ele não se misturava como os demais garotos.

Rolou uma identificação entre meu lado nerd e metódico com o lado reservado e centrado de Felipe. Resolvi traze-lo para mais perto e coloquei ele em contato com Caio e Lucas. Na época tínhamos uma carteira forte e fixa de clientes, entre eles o Doutor X que era muito generoso com todos.

Como prova de minha lealdade a Felipe, apresentei-o ao Senhor X e juntos passaram uma tarde em um motel da cidade. A partir dai Felipe esteve mais próximo e me permitiu entrar um pouco em sua intimidade. Passamos a atender juntos outros clientes, como um importante promotor de São José dos Campos e nessas idas e vindas ele me confidenciou o desejo encerrar sua carreira como garoto de programa para se dedicar a um negocio próprio e também quitar o apartamento que havia comprado com sua mãe, cheguei a conhecer o imóvel por hora, era numa área nobre da cidade.

Falei que tudo daria certo e assim como ele eu também tinha objetivos ambiciosos. Um dos últimos trabalhos juntos, foi quando fomos a São Paulo, junto com Caio e Lucas para um ensaio fotográfico com locação bancada por Senhor X [ sempre generoso ]

Naquela tarde, enquanto todos estavam eufóricos e desinibidos para as fotos, Felipe era o mais quieto e introspectivo. Era difícil saber o que se passava em sua cabeça. Na época ele estava fora do corpo padrão, fazia o estilo parrudo, com rosto de traços másculos e delicados, membro grande e volumoso, coxas grossas, era capaz de levar qualquer cliente ao êxtase.

Fizemos fotos em grupo e individuais, uma delas foi proposta por mim, mostrava os quatro rapazes nus, de costas lado a lado, com a mão na nádega do outro.  A foto ficou tão artística e bonita que despertava as mais diferentes sensações, foi copiada posteriormente pelo grande site meninos online.

Depois desse ensaio Felipe encerrou sua carreira, excluiu todos anúncios, se especializou em confeitaria, abriu seu próprio negócio, fez nome na cidade, deu entrevistas, saiu em matérias de jornais, começou a cuidar do corpo, tornou-se um homem escultural e assediado nas redes sociais. Éramos amigos de rede social, mas trocávamos poucas palavras, o assunto garoto de programa nunca foi tocado. Tudo ia bem, até que em março de 2021 acordo com a notícia que Felipe foi encontrado enforcado próximo a uma ciclovia.

Rapidamente sua rede social foi enfestada por mensagens de condolências, muitas pessoas se perguntando porque. Em contato com um amigo em comum soube que Felipe estava em depressão profunda pelo término de um namoro e que por esse motivo havia se enforcado.

Fiquei tão abalado, reflexivo sobre a vida, a gente corre tanto atrás de coisas materiais e a vida se torna tão pequena e frágil em um momento de surto.

Pensei muito na coragem de Felipe em optar pelo enforcamento. E refleti sobre como ele teria a sentido, se no momento em que a corda apertou seu pescoço e cortou a passagem do ar ele teria se arrependido. Se quando a solidão invadiu seu coração e ele decidiu acabar com tudo ele tentou hesitar. Morrer por enforcamento é tão agoniante quanto morrer afogado ou de trauma. Me restava pesquisar, surpreendentemente descobri que o enforcamento é a forma mais comum de suicídio no mundo, representando quase metade dos casos, embora com mais prevalência no sexo masculino.

Fenômenos Apresentados Durante o Enforcamento

Durante o enforcamento ocorrem 03 fenômenos que se divide em período inicial, segundo período, e terceiro período.

O período inicial consiste no momento em que o corpo, abandonado e sob a ação do seu próprio peso, leva, pela constrição do pescoço, à sensação de calor, zumbidos, sensações luminosas na vista e perda da consciência produzida pela interrupção da circulação cerebral.

Após esse momento se inicia o segundo período que se caracteriza pelas convulsões e excitação do corpo proveniente dos fenômenos respiratórios, pela impossibilidade de entrada e saída de ar, diminuindo o oxigênio e aumentando o gás carbônico; associa-se a estes fenômenos a pressão do feixe vasculo-nervoso do pescoço, comprimindo o nervo vago.

E por fim ocorre o terceiro período, que é o momento em que surgem os sinais de morte aparente, até o aparecimento da morte real, com cessação da respiração e da circulação.

https://amandazanetin.jusbrasil.com.br/artigos/308245263/medicina-legal-conceito-de-enforcamento-e-seu-historico-ao-longo-dos-seculos

Senti muito por Felipe, não éramos íntimos, eu não sabia muito sobre sua vida e não fui nem de longe seu melhor confidente, mas juntos dividimos algo que só a prostituição nos dá, a coragem para nos expor ao risco e ao julgamento humano. Receio que as mortes por suicídio nunca encontrem a paz desejada. Talvez Felipe esteja vagando e ainda leve tempo para encontrar o que buscava. E meu auxilio de agora em diante será interceder por ele em minhas preces.

 

O garoto errado

2 comentários:

  1. Poxa Eduardo, fiquei muito triste em saber o ocorrido com o Felipe.
    Fico pensando..."o suicídio, qualquer que seja o motivo (de saúde, financeiro, amoroso, depressivo) é uma decisão radical demais ao meu ver".
    No caso do Felipe, meu Deus, um jovem tão bonito, com tantos planos, se suicidar em decorrência do término de um relacionamento amoroso ?
    Sei que opinar "fora de uma situação não vivenciada" é fácil, mas não me imagino dando a alguém maior valor do que a mim mesmo...
    Enfim, cada um é cada um, e a mim, só cabe lamentar tamanha perda (Felipe).
    Que Deus em sua infinita bondade, possa acolher sua alma, e principalmente, permitir que "DESCANSE EM PAZ" 🙏.
    .
    Senhor X, ou MILK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, acredito que nesse estágio ficamos tão irracionais que o radical acaba sendo normalizado.

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário!