11 de mar. de 2014

RAPOSAS TAMBÉM TRANSAM

Prefira os inimigos que os amigos descontentes [Maquiavel]

São Paulo é uma cidade bastante intrigante. É uma terra saturada de pessoas e oportunidades. Em geral quem vem para cá não está disposto a perder a partida e faz de tudo para estar no topo sempre. Muitas dessas oportunidades transformam essas pessoas, cada um a sua maneira. O meio em que vivemos de fato nos influência e isso pode ser tanto para o bem, como para o mal. Por que no mercado do sexo seria diferente?

Competição? Concorrência? Vaidade? Medo? Inveja?

Não sei, talvez uma ou mais razões juntas sejam motivos para transformar a personalidade de um homem. Somos dotados de muitas falhas e a corrupção de caráter é uma das mais graves. O fato é que quando se chega a um novo lugar e de alguma forma desperta-se atenção por sua bagagem, a curiosidades dos que estão a sua volta será inevitável. Muitas pessoas vão se aproximar de você, rodea-lo, observa-lo, cheira-lo e como raposas vão esperar o momento certo para o bote.

Tenho conhecido pessoas, algumas delas agregam em meu dia a dia, outras não, estão somente de passagem na busca por sugar minha energia, descobrir meus pontos fracos e quem sabe me desestabilizar. Nada melhor que ser solicito para isso. Não? A tática mais velha contra um concorrente é infiltrar-se no campo do adversário como um bom amigo, somente assim você terá acesso as informações mais secretas.

Mas algumas raposas são sedentas por sede, querem o sangue ainda correndo nas veias de sua presa e não se atentam que para o bote final há que ser ardilosa e dotada de massa cefálica, caso contrário, a presa sente cheiro do perigo, escorrega por entre suas garras e foge.

É madrugada e não consigo me despir da metáfora para redigir esse texto. O fato é que ter parceiros de trabalho numa cidade como São Paulo requer tato, paciência, inteligência e bom senso. O mercado está cheio, mas muitos profissionais ainda carecem entender que somos um produto exposto numa prateleira. Quem nos escolhe é o cliente. E não o contrário.

Você pode tentar puxar o tapete de seus parceiros, mas o êxito é tão irrisório, você ganha um cachê hoje, para perder outros dez amanhã. Felizmente há raposas que são apenas pequenos cães com dentes já podres e fracos para mastigar carne. Isso me permite aprender viver na selva de pedra enquanto não crio uma couraça com a blindagem necessária.

Ao passo que vivo nessa cidade eu tenho me encontrado e sentido-me mais seguro em minhas atitudes e escolhas. Certamente irei sofrer mutações “no melhor sentido da palavra”. Mas meu caráter é algo que foi lapidado no berço e no colo de minha mãe.  Terei de São Paulo o que for de mérito legitimo e nada mais. Sou contra calçar sapatos com solas de aço para esmagar quem quer que seja.


O garoto errado

2 comentários:

  1. Bacana o texto! Só um toque, de boa mesmo: hesito vem de hesitar, não ter uma postura firma. O que você quis colocar no texto acho que foi êxito (de ter sucesso), não? Nem precisa aprovar esse comentário, para não sujar um trabalho bacana. Se vc quiser, vc conserta e ninguém precisa ficar sabendo. Foi só uma revisão de texto, na melhor das intenções. Agora, quanto ao conteúdo da mensagem, fiquei curioso para saber o que ocorreu realmente, o que lhe fizeram. De qualquer modo, boa sorte aí na sua luta diária e abraços!

    ResponderExcluir
  2. Que nada, obrigado pelo toque. Assim eu tb aprendo. Texto corrigido! =]

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!