24 de jan. de 2014

A VIDA EM OUTRO RITMO

Ousar é enfrentar o medo de cair, não ousar é despencar do último andar e ainda achar melhor que correr o risco.[Davi Khouri]

Procurar moradia numa cidade como São Paulo demanda tempo e paciência. São inúmeras burocracias para se conseguir um imóvel para morar. Não importa se a locação será feita por seguro fiança, fiador ou depósito caução, você geralmente precisa comprovar mundos e fundos para se conseguir o tal pedaço de chão.

Vi muitos anúncios, andei por diversos lugares e a quase toda placa de ALUGA-SE , eu parava para conversar com porteiros e passar pelo ritual de pegar as chaves, elevadores, escadas, abrir portas, caminhar pelos apartamentos e imaginar a vida naqueles lugares, muitos deles inóspitos.
 No meu caso um apartamento apenas para morar não era o ideal eu precisava de um apartamento que oferecesse discrição e segurança, a começar pela portaria, elevadores, corredores e vizinhança, visto que ele seria meu local de atendimento, onde eu poderia receber meus clientes.

E como o marketing rege nossas vidas em plena era do consumismo desenfreado, eu precisava montar meu negócio com todas condições plausíveis para meu consumidor. Neste sentido apliquei a regra dos 4P’s – Preço – o custo dos meus serviços – Praça – O local para eu receber meus clientes – Produto – Eu propriamente dito e Promoção – atrativos que impactassem no custo beneficio para que o cliente contratasse meus serviços.

Meu apartamento tão desejado nesse critério entra na categoria PRAÇA – em uma breve definição diz o seguinte: A praça ou distribuição de um produto no mercado tem um importantíssimo papel no Mix de marketing. Pois é a partir da distribuição que o consumidor terá acesso a oferta do produto. Ou seja, o local de compra pode ser um fator determinante para que um cliente feche um programa.

Analisando essa definição eu me vi como case de estudo. Quando comecei fazer temporadas em São Paulo, nas primeiras viagens, eu ficava em hotéis muito modestos e com localização duvidosa a fim de pagar diárias mais baratas, porém eu perdia clientes, visto que eles não se interessavam em ir nesses lugares, onde corria-se o risco de ser assaltado ou de exposição desnecessária. A partir dessa experiência, passei a investir mais, fiz temporadas em hotéis melhores e também mais caros. Como resultado, os rendimentos mudaram. Nesse sentido, o apartamento em que eu fosse morar deveria oferecer boa localização e discrição.

Depois de muito andar encontrei três propostas de boas “praças”, entreguei a documentação para três apartamentos, dois na rua Frei Caneca próximo a Paulista e Consolação e um na rua Maria Antônia, próximo ao bairro Republica. Obviamente, a diferença de preço entre eles era contrastante, porém o mais caro oferecia contra partidas como: vaga de garagem, ser semi-mobiliado e ter serviço de lavanderia.

Após dias de pesquisa eu vivenciei mais alguns dias de espera, pois a resposta nunca sai na hora. Fiz preces por sinais e pedi ao todo poderoso que se fosse para algo dar errado que isso ocorresse antes da assinatura do contrato. E o pior é que os sinais vieram... Para começar a aprovação do apartamento mais caro saiu primeiro que os demais, depois na transferência do caução a imobiliária errou um digito da conta passada e o dinheiro saiu e voltou para minha conta. Já para cereja do bolo, o corretor se enganou na entrega dos apartamentos, me passou um outro diferente do que tinha visto, fato que me irritou bastante.

Como assim, eu vejo um apartamento e me passam outro?

Reclamei no mesmo instante. Segundo ele, o prédio continha quatro imóveis para alugar, o que eu tinha visto era mais caro por conta do acabamento. Já o que ele me passou estava dentro do preço que pedi.
Reavaliei a situação, o ponto era ótimo, o apartamento também era muito bom... Resolvi ficar. Sinais ou não, assinei o contrato e fiz a transferência do caução.

Pronto, o apartamento agora é meu!

Os dias se seguiam, agonia e medo passaram a acordar comigo, porém as horas em São Paulo passam rápidas demais  e acabo engolindo tudo no café da manhã para passar o resto dia correndo. A urgência agora era mobiliar com o necessário, sofá, cama, TV, sem contar nos detalhes, comprar toalhas, lençóis, produtos de limpeza, abastecer a dispensa, providenciar wi-fi, cortina para janela, água potável, papel higiênico e sabonete para o banheiro...

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!

QUERO IR EMBORA! QUERO MINHA MÃE!

Ok, respiro, conto até dez e recalculo tudo o que preciso fazer.  Passo a passo concluo a lista de pendências e com o tempo vou me habituando a nova casa. O próximo passo é projetar novas estratégias, estabelecer novos rumos e traçar metas.
E conforme os pensamentos me preenchem, o medo me assola, o céu fica escuro e barulhento; a temperatura cai um pouco e o vento sopra mais forte Sinto o pingos gelados caírem lavando minha alma, acalentando meus pensamentos e me dando a segurança de que nada é para sempre. A chuva avança parte da noite, fica mais forte. Pausa para um café


Por que a vida em São Paulo continua...

O garoto errado

3 comentários:

  1. Eduardo, já passei por isso como estudante do interior chegando pra tentar a vida numa cidade do interior e, garanto, sei muito bem como é essa fase louca de adaptação a um novo mundo (literalmente, e não só "filosoficamente"). Mas confesso também que em nenhum outro momento da minha vida cresci e me amadureci tanto, quanto nessa transformação dolorida, mas necessária, para poder enfrentar a "selva de pedra"! De verdade mesmo, cara: o Eduardo é um profissional fantástico e que sabe o que faz, mas ainda assim, essa identidade é fria demais pra conter sentimentos mais profundos; o quero dizer é que, não importa se a aventura hoje é do Eduardo, quem sairá maior e mais forte dessa experiência é o homem que deu vida ao Eduardo, com seus sonhos e devaneios. Aproveite, cara! Torço muito pelo seu sucesso! E principalmente, desejo que o Eduardo recompense agora o seu criador, lhe permitindo uma nova fase de crescimento, amadurecimento e da descoberta do caminho para a felicidade! :D
    Parabéns pela coragem e hombridade com que encara seus desafios, cara! Sinceramente, te admiro demais em tudo!!! E faço os mais sinceros desejos de felicidades a você nesta nova fase! :D

    ResponderExcluir
  2. Mudanças são sempre difíceis, mas é preciso mudar para ter novas experiências, ver as coisas de outro ângulo, conhecer novas pessoas, enfim, nada acontece se não mudamos. Boa sorte nessa sua nova fase, que tudo dê certo, e que seu sucesso só aumente. Te desejo tudo de melhor, você sabe disso.
    bb

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!