14 de nov. de 2013

SINDROME DE FORREST GUMP ou AS MENTIRAS QUE OS OUTROS CONTAM PARA PARECEREM MAIORES

Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir. [Winston Churchill]

Mentir não está catalogado entre os sete pecados capitais, mas posso afirmar que faz parte de nossa deformação social. Mesmo que queiramos, mesmo que nos esforçamos é inevitável mentir...  ou omitir, se assim preferirem. Mentir pode ser saudável em certos aspectos. Você pode mentir para poupar alguém de uma verdade cruel, você pode mentir para não ter que responder a uma criança algo que ainda não conveniente ela saber; Enfim, podemos mentir. Mas até que ponto uma mentira pode ser inofensiva?

Creio que partindo de um ponto onde uma história pode interferir na vida, nas decisões ou no cotidiano do outro já é considerável avaliar. Muitas pessoas mentem compulsivamente e pelo motivos mais tolos possíveis, grande parte para parecer interessante ou se sobressair em um determinado grupo social. Afinal, ostentar é preciso. E a partir daí, a cada dia me convenço de que há pessoas que não tem um filtro para saber diferenciar a fantasia da realidade, e perseguindo o arco iris colorido de uma vida inventada eles voam longe... longe... cada vez mais longe... A ponto de parecerem ridículos.

Eduardo, tenho uma confecção de cuecas e pijamas. Você topa ser modelo da minha marca? Gostaria de marcar umas fotos com você. 

Você vem em temporada a São Paulo? Quero marcar uma pernoite com você para sábado a noite. Marca em sua agenda pra mim e não reserva a noite para NINGUÉM.

Eduardo, Você tem passaporte? Vou viajar para os EUA e se quiser te ajudo. Arrumo um emprego de garçom pra você começar. Mas tem que prometer que não fará programa mais.

Você viaja como acompanhante? Quero fechar com você uma viagem para Barretos para ficar uma semana. Quanto você cobra? 

Você conhece outros garotos para simularem um estupro? Quero ser amarrado, apanhar na cara e blá, blá, blá...

São tantas histórias, tanta imaginação que eu fico admirado como o cérebro humano pode ter suas divisões entre realidade e fantasia e de seus entroncamentos saem tantas baboseiras. Para os casos mais crônicos eu vejo isso como deformidade e doença, chama-se MITOMANIA. Mas o que é MITOMANIA?

A mitomania é uma distúrbio de personalidade onde o paciente possui uma tendência compulsiva pela mentira. Esta doença é também conhecida como mentira obsessivo-compulsiva.Uma das grandes diferenças do mentiroso esporádico ou "tradicional" para o mitômano, é que no primeiro caso o indivíduo não tem resistência em admitir a verdade, enquanto o portador da compulsão por mentir usa a mentira em proveito próprio ou prejuízo de outro de forma imoral e insensível sem sentir necessidade de desfazer o engano. (Dr. Arthur Frazão - site www.tuasaude.com/mitomania )

O indivíduo que sofre de mitomania mente compulsivamente sendo capaz de detalhar sua história e repeti-la induzindo a pessoas e a ele próprio acreditar nelas.  As causa para essa doença ainda não são claras, mas sabe-se que são fatores psico-sociais, como por exemplo baixa autoestima.

E isso não acontece só de um lado, já encontrei muito garoto de programa que sofre disso também, os casos vão desde clonar fotos de um companheiro de profissão e se vender usando as fotos de terceiros até estórias fantásticas como, ganhar um apartamento de um cliente ou fazer programas milionários com cerca de quatro ou cinco dígitos no contra-cheque. A menos que tenha empresário rasgando ou limpando a bunda com dinheiro, daí eu posso acreditar, mas até lá nem o Eike Batista que já foi o homem mais rico do Brasil fez isso, por que um empresário mediano o faria?

As vezes é difícil filtrar os diversos Forest Guns que convivem pelas redes sociais, mas depois de um certo tempo é possível discernir o joio do trigo. Eu vivo na pele de Eduardo e de certa forma o tenho como uma mascara social, mas NÃO IRREAL. Eduardo tem muito do meu "eu mesmo", principalmente no modo de pensar e agir. A ele empresto meu corpo, enquanto ele me empresa seu anonimato para ir e vir sem arranhões.

Pelo sim pelo não, sempre fui mais de observar do que falar, quem fala mais mostra-se MAIS, quem fala pelos cotovelos mostra-se DEMAIS. E da forma que fui educado o demais nunca é bom, em todos os aspectos.


o garoto errado
garotoprivado@hotmail.com

Um comentário:

  1. No geral, as pessoas têm muito medo de serem enganadas e é claro que isso é compreensível, afinal quem gosta de ser passado para traz? Ninguém. Uns falam da tal "Mentira Branca", que julgam inofensiva mais que na realidade tentam com isso justificar ou abrandar o que fez e por que fez tal ação. Eu acredito que, mentir faz parte da vida humana, senão, como acreditar que ninguém jamais mentiu? É bem verdade que, lidar com mentirosos falastrões exige de cada Ser, uma paciência de JÓ.
    Contudo, acredito que o mais interessante é saber lidar com essas pessoas que mentem pelos cotovelos para não cair em armadilhas confeccionada pelos próprios.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!